- FinFoco
- Posts
- 🤮 Também ficámos nervosos, mas...
🤮 Também ficámos nervosos, mas...
...infelizmente, esta grande liquidação é o que é o investimento no mercado de ações 📉
📩 Boa tarde investidores!
Dado os acontecimentos de ontem hoje decidimos aparecer com uma FinFoco Extra.
Não porque não tenhamos já falado várias vezes sobre como agir em momentos como este, mas porque é nestes momentos que devemos ter alguém que nos lembre as lições aprendidas (e nós estaremos cá para isso).
E é por isso também que a enviamos antes da abertura do mercado americano.
Ontem de manhã, verificámos os portfólios da FinFoco.
Mas gostariamos de não ter feito isso dada a diferença para o fim do dia!
Claro, acompanhamos as oscilações no mercado de ações literalmente todos os dias (embora não devessemos).

Sabemos que a história nos diz que grandes vendas são normais. Mas o que também é normal é que estômago doa depois de ver as perdas no curto prazo no seu portfólio, que tem financiado regularmente há pelo menos uma década.
Felizmente (graças também à FinFoco), olhamos todos os dias para os dados. E mesmo que não tenhamos as estatísticas precisas na cabeça, sabemos que:
- Declínios de um dia de 1%-2% acontecem com frequência.
- As quedas de um dia de mais de 3% não são tão incomuns.
- Quase metade de todos os dias são dias de inatividade.
- Recuos prolongados de 5% ou mais acontecem várias vezes por ano.
- Em média o ano tem uma queda máxima de 14%.
- Bear Markets acontecem.
- E o MAIS IMPORTANTE, o momento do mercado é incrivelmente difícil de encontrar de forma a superar a retenção da volatilidade.
Sim, esta liquidação pode piorar. Mas também sim, é possível que o mercado se inflexe para cima a partir daqui.
Mas no contexto de uma estratégia de investimento ponderada que procura capitalizar a oportunidade de retorno de longo prazo oferecida pelo mercado de ações, negociar dentro e fora da volatilidade de curto prazo corre os riscos de causar danos irreversíveis à sua vantagem.
Ou como Howard Marks escreveu eloquentemente:
“Reduzir a exposição ao mercado através de vendas mal concebidas — e, portanto, não participar plenamente da tendência positiva de longo prazo dos mercados — é um pecado capital no investimento. Isto é ainda mais verdadeiro sobre vender sem motivo coisas que caíram, transformando flutuações negativas em perdas permanentes e perdendo o milagre da composição a longo prazo.”
Como todos os dados históricos nos ensinam, esta grande liquidação é o que é o investimento no mercado de ações. O caminho para as riquezas de longo prazo no mercado de ações está repleto de volatilidade de agitação do estômago.
É por isso que pessoas inteligentes concordam que o tempo no mercado supera o tempo do mercado.
Dito isso, não há problema em ter emoções. Só não os deixe perto do seu portfólio de ações. Os mercados de ações não são apenas sobre economia (analistas de ações nem sempre ouvem economistas). No entanto, as mudanças nas percepções de risco económico parecem estar por trás dos recentes movimentos do mercado de ações dos EUA. 2025 começou com bases económicas sólidas nos EUA e em outras economias desenvolvidas. Os desequilíbrios que normalmente desencadeiam recessões não são evidentes. Os consumidores tinham pouco medo do desemprego e a maioria dos balanços dos consumidores não estava sob pressão.
Além disso, em 31 das últimas 32 vezes que SP500 abriu em queda de 1%+ e durante a sessão caiu mais 1 %+ desde a abertura ao fecho, ele subiu 3 meses depois (65 dias de negociação). A única queda foi de -0,59% após a ocorrência de 5 de maio de 2022.

Fonte: @bespokeinvest
O drawdown que estamos a ver nas ações tem sido puramente baseado em sentimento até agora. O PE forward de 12m foi comprimido de 22,5x para 20,5x (uma contração de 9%), enquanto as estimativas de EPS forward de 12m na verdade foram projetadas como mais altos.

A volatilidade não é uma falha do sistema. É o próprio sistema.
Se queremos participar nos ganhos, temos de estar dispostos a suportar os solavancos. E sim, custa. Mas é esse o preço da rendibilidade a longo prazo.
Mantenham-se racionais. Mantenham-se investidos.
A emoção passa. Os dados ficam.
🚀 Até ao próximo número regular — mais estável, mas não mais importante.
📤 Espalhe o Conhecimento! Se acha que a nossa newsletter "FinFoco" é valiosa, por que não compartilhá-la?
Encaminhe este e-mail para amigos, familiares ou colegas que também se interessam pelo mundo das finanças. Assim, eles também poderão beneficiar das nossas análises, dicas e insights atualizados.
Conecte-se Connosco
🌟 Ainda não está inscrito na FinFoco? Não perca mais tempo!
Junte-se à nossa comunidade e tenha acesso direto a análises, notícias atualizadas sobre o mercado financeiro e dicas valiosas de finanças pessoais.
Inscreva-se agora e dê o primeiro passo para melhorar a sua compreensão e gestão financeira. É rápido, gratuito e repleto de informações indispensáveis!
Disclaimer
Toda a informação contida nesta newsletter tem fins meramente informativos e educacionais. Nada do que é apresentado deve ser interpretado como aconselhamento financeiro, recomendação de investimento ou sugestão para realizar (ou deixar de realizar) qualquer tipo de ação ou decisão financeira. O autor e a organização por trás desta publicação não são consultores financeiros credenciados e não assumem qualquer responsabilidade pelas decisões tomadas com base nas informações fornecidas. É fortemente recomendado que consulte um profissional ou especialista antes de tomar qualquer decisão financeira.